This site is currently under maintenance.
Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

This site is currently under maintenance.

Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

  • research
  • Points de vente

O observatório da alopécia

Queda de cabelo

Todas as respostas às suas perguntas.

O cabelo

Composição

O cabelo é um órgão mais complexo do que pode parecer.
A sua parte visível, a mais conhecida, é uma fibra composta por várias células que contêm:

  • - Até 90% de queratina (proteína),
  • - pigmentos, melaninas,
  • - água (12 a 15%)
  • - alguns lípidos (5%),
  • - e vestígios de elementos minerais.

A sua resistência mecânica ao escovar advém do seu interior, o córtex. Este representa 90% da massa total do cabelo. As queratinas (proteínas) que o compõem são soldadas umas às outras com um cimento lipídico e desempenham um papel primordial na sua solidez.

  • Córtex
  • Cutícula
  • Escamas

Para proteger o córtex das agressões exteriores (humidade, UV, poluição, tratamentos químicos...), o cabelo dispõe de uma fina camada de células planas que se sobrepõem, como telhas num telhado. Estas formam a cutícula. Um cimento rico em lípidos, composto na sua maioria por ceramidas, assegura a coesão destas escamas protectoras.

Mas é entre 3 a 4 mm sob a superfície do couro cabeludo, no centro de uma película de colagénio suave, que se esconde a fábrica de produção do cabelo: o folículo piloso. E é na sua base, o bolbo, que se encontram todos os actores necessários à regeneração do cabelo:

  • - uma vascularização significativa para fornecer ao folículo todas as substâncias nutritivas indispensáveis ao crescimento do cabelo
  • - as células que compõem a fibra, os queratinócitos. Estes multiplicam-se a um ritmo muito elevado. (X)Desta actividade intensa, resulta o crescimento do cabelo: 0,3 mm por dia.
  • - as células responsáveis pela cor: os melanócitos, que produzem a melanina.
    • Queratinócitos
    • Músculo erector
    • Película de colagénio
    • Vascularização
  • mas, sobretudo, as preciosas células cuja capacidade quase infinita de produzir novas células constitui um reservatório natural e único de renovação do cabelo: as células estaminais.

A alopécia de
A a Z

Todas as definições
Alopécia

Queda progressiva de cabelos ou pelos, parcial ou generalizada. O resultado final da alopécia é a calvície.

Aminoácido

Pequena molécula de 10 a 15 átomos, constituinte fundamental das proteínas de todos os seres vivos. Em grupos de 20, associam-se uns a seguir aos outros para formar as proteínas.

Bolbo

Zona situada na raiz do cabelo, ao nível da extremidade haste pilosa, profundamente ancorada na derme. Constituído por queratinócitos (células que constituem o cabelo) e melanócitos (células de pigmentação).
Ao nível do bolbo, encontra-se a papila dérmica, uma zona ricamente vascularizada, que fornece ao folículo todas as substâncias nutritivas necessárias ao cresciemnto do cabelo.

Células estaminais

Células que estão na origem da regeneração de todos os tecidos. Têm a capacidade de produzir células ao longo de toda a sua vida.

Cimento lipídico

O cimento lipídico ou intercelular é uma substância extracelular que assegura a coesão das células no seio de um tecido.

Colagénio

Sintetizado naturalmente por determinadas células do organismo (fibroblastos da pele), o colagénio confere resistência, elasticidade e suavidade à pele. Ao nível dos cabelos, uma película de colagénio envolve e protege o folículo piloso.

Córtex

Parte principal e central da fibra capilar, protegida pela cutícula.

Cutícula

Parte externa protectora da fibra capilar.

Folículo piloso

Localizado 4 mm abaixo do couro cabeludo, é a fábrica de produção do cabelo. O folículo piloso contém, em anexo, a glândula sebácea.

Micro-circulação

Conjunto de pequenos vasos sanguíneos e linfáticos, dentro dos quais se efectuam as trocas extracelulares gasosas e líquidas.

Fototricograma

Técnica de avaliação do estado do cabelo que consiste em cortar o cabelo de 1cm² do couro cabeludo e fotografar esta zona logo após o corte de cabelo e, de novo, 2 dias depois.

Rastreio / Screening

Modo biológico de identificação de novas moléculas com uma acção correspondente com uma função sob investigação. Esta técnica de elevado débito permite testar vários milhares de moléculas por dia. É a primeira etapa de um processo de descoberta de novos activos.

Vértex

Topo do crânio.