This site is currently under maintenance.
Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

This site is currently under maintenance.

Some features of contributions and enrollment are not available.
All these features will soon be available again.

  • research
  • Points de vente

Skin life blog

Como lida com a água calcária?
Responda ao nosso questionário de beleza e descubra!

Avec

Michel Le MaitreDermatologue Conseiller scientifique pour Vichy

O primeiro passo em qualquer rotina de beleza é a limpeza do rosto. Utilizar água para limpar e remover a maquilhagem da pele, pode ser revigorante e refrescante. Mas como podemos proteger a nossa pele dos efeitos da água calcária? Veja se a sua rotina de limpeza é a mais adequada, tendo em conta as recomendações do dermatologista Michel Le Maitre.

Se sente a sua pele a repuxar, com vermelhidões, e se as suas mãos ficam secas imediatamente após a lavagem, é provável que habite numa zona com água calcária - a água da sua torneira contém uma elevada concentração de compostos de cálcio ou possivelmente cloro. Mas isto não significa que a água da torneira deva ser evitada ao máximo. "Aplicar água fria sobre a pele pode apertar os seus poros e dar uma tez brilhante", confirma o Dr. Le Maitre.  Então, qual a melhor forma de proteger a sua pele da água calcária? O nosso dermatologista está disponível para nos ajudar, deixando-nos fantásticas dicas de beleza.

Como resolver o problema da água calcária?

Se viver numa cidade ou outro local longe de uma nascente, os amaciadores de água podem ser uma boa solução. Utilizam um sistema de filtro para purificar a água calcária, removendo o cloro e minerais como o cálcio que conferem dureza à água. Reduzir a dureza da água pode ajudar a proteger a sua pele e a restaurar a sua beleza natural. Contudo, antes de avançar, é aconselhável usar fitas teste para medir a dureza da água.

Utilize um produto de limpeza que neutralize os minerais da água calcária e que ao mesmo tempo seja suave na sua pele.

Opte por leites desmaquilhantes ou geles de limpeza que sejam desenvolvidos especificamente para combater os efeitos da água calcária. Tal como explica o Dr. Michel Le Maitre, "É essencial não danificar a camada hidrolipídica que forma a barreira protectora na superfície da pele. Os produtos que atuam contra os efeitos da água calcária são muitas vezes enriquecidos com glicerina, o que permite apaziguar e hidratar a pele."  Encontramos a solução perfeita!

Utilize um desmaquilhante que não necessite passar por água, mas que deixe a pele com uma sensação de frescura.

Se optar por um desmaquilhante 3-em-1 ou solução micelar, não precisa de se preocupar com o enxaguar ou esfregar - qualquer partícula de poluição ou impureza é automaticamente dissolvida. E usar o mesmo produto para o rosto, olhos e lábios permite-lhe poupar tempo! O Dr. Le Maitre também tem uma dica prática. "Porque não borrifar o seu rosto com um pouco de água termal apaziguante quando terminar?". Esta é uma forma fantástica de refrescar a sua pele e evitar os efeitos negativos da água calcária.

Limpar a pele suavemente é essencial – tenha cuidado para não irritar a sua pele.

A pior coisa que pode fazer é esfregar a sua pele na mesma zona várias vezes, para se certificar que removeu todos os vestígios de impurezas. Seja cuidadoso e dê à sua pele todo o cuidado que ela necessita - ela irá agradecer-lhe. Dermatologistas como o Dr. Le Maitre recomendam uma limpeza de manhã e outra à noite para uma pele limpa e cuidada. Os nossos especialistas reforçam a importância de uma correcta utilização do gestual para que a pele não fique mais seca ou irritada. Saiba como limpar o seu rosto de forma e eficaz.

Complete a sua rotina de limpeza com um sérum ou um creme hidratante.

Se sente a sua pele ressequida pelos efeitos da água calcária, aplique um fluido ou um sérum hidratante após a limpeza. A sensação de frescura que obtém do hidratante é tão satisfatória como passar água pelo seu rosto. "Utilizar um produto hidratante é como borrifar o seu rosto com água termal - tem um efeito apaziguante duradouro" explica o Dr. Michel Le Maitre.