Notificação de Newsletter

Quero manter-me informado/a de todas as novidades da marca

  • research
  • Points de vente
  • newsletter
  • My Skin

O observatório da alopécia

Queda de cabelo

Todas as respostas às suas perguntas.

As soluções cosméticas

Caso nº 2

O indivíduo está em fase de queda e encontra cabelos seus na almofada, na escova e no lavatório. Mas, como o couro cabeludo ainda não está visível, é importante começar a travar a queda de cabelo para evitar que o fenómeno se agrave.
Para tal, é importante actuar em 3 níveis :

  • - Lutar contra a rigidificação da película de colagénio
  • - Fortalecer a fibra capilar
  • - Estimular a micro-circulação

Aminexil

Para travar a queda de cabelo e opor-se à rigidificação da película de colagénio

Origem

10 anos de trabalho sobre a implicação da rigidificação do colagénio na queda de cabelo permitiram seleccionar uma molécula que permite contrariar este fenómeno. Aminexil, uma molécula patenteada, é o resultado de anos de investigação e rastreio de mais de 150 moléculas.

Modo de acção

Aminexil demonstrou uma actividade excepcional sobre a inibição da rigidificação do colagénio.

Eficácia

Após um estudo realizado em 3 centros hospitalares em períodos chave de queda de cabelo (Primavera e Outono), Aminexil demonstrou uma diminuição de 10% de cabelos em fase de queda relativamente ao placebo, o que corresponde a +10% de cabelos a salvo da queda.

  • Número de cabelos em fase telogénica por cm2
  • Aminexil®
  • Placebo
  • Semana

Adicionalmente, Aminexil demonstrou uma eficácia mais marcada tanto na Primavera como no Outono, os 2 períodos em que a queda de cabelo é mais significativa.
Aos 4 meses, o número de cabelos em fase de crescimento volta a ser superior ao número de cabelos em fase de queda. Assim, o cabelo reencontra o perfil de um cabelo normal.
(Amersham General Hospital (UK), Hospital saint louis (FR), Fundação Rotschild (FR))
Comparação contra placebo em duplo cego conduzida em 130 homens entre os 18 e os 55 anos e que apresentam alopécia androgenética de estado 3 e 4 em 59% e até ao estado 5 (escala de Hamilton até 7). Avaliação por tricograma. Aplicação diária de 6 ml de solução de Aminexil a 1,5%.
O SP94
Para reconstruir uma fibra densa e forte

Origem

A alopécia também causa uma fibra de má qualidade, fina e quebradiça.
Logo, é importante fornecer toda a energia necessária à base do cabelo para remediar o seu enfraquecimento.
Nomeadamente. a glucose, fonte significativa de energia e de vitamina F, ácido gordo essencial à síntese dos lípidos foliculares e, em particular, das ceramidas, de modo a reforçar a fibra.
O SP94 é uma associação patenteada de glucose e vitamina F, 2 elementos essenciais à constituição de uma fibra densa e forte.

Modo de acção e Eficácia

O SP94 é assimilado pelo cabelo (teste de carbono 14), essencialmente ao nível da base do bolbo, que é uma zona de aciividade celular importante. Também se pode encontrar no resto da fibra, um sinal da sua assimilação pela totalidade dos compartimentos do folículo.

Visualização da assimilação de SP94 ao nível do bolbo

Arginina

Para estimular a micro-circulação

A micro-circulação também é um elemento indispensável ao crescimento do cabelo. Enquanto órgão periférico, o cabelo é um dos últimos órgãos a beneficiar dos nutrientes fornecidos pela alimentação. Ora, o crescimento do folículo exige fortes aportes energéticos e uma oxigenação óptima, o que apenas a vascularização pode fornecer.
Logo, a micro-circulação torna-se fundamental.

Visualização por microscópio
da micro-circulação ao nível do bolbo

A queratina, elemento constituinte do cabelo, é uma proteína composta por aminoácidos, como a arginina. Sendo que o organismo humano apenas a sintetiza parcialmente, esta deve provir necessariamente de uma fonte exterior. É conhecida por estimular a micro-circulação, assim favorecendo o fornecimento de nutrientes essenciais ao crescimento do bolbo.

A alopécia de
A a Z

Todas as definições
Alopécia

Queda progressiva de cabelos ou pelos, parcial ou generalizada. O resultado final da alopécia é a calvície.

Aminoácido

Pequena molécula de 10 a 15 átomos, constituinte fundamental das proteínas de todos os seres vivos. Em grupos de 20, associam-se uns a seguir aos outros para formar as proteínas.

Bolbo

Zona situada na raiz do cabelo, ao nível da extremidade haste pilosa, profundamente ancorada na derme. Constituído por queratinócitos (células que constituem o cabelo) e melanócitos (células de pigmentação).
Ao nível do bolbo, encontra-se a papila dérmica, uma zona ricamente vascularizada, que fornece ao folículo todas as substâncias nutritivas necessárias ao cresciemnto do cabelo.

Células estaminais

Células que estão na origem da regeneração de todos os tecidos. Têm a capacidade de produzir células ao longo de toda a sua vida.

Cimento lipídico

O cimento lipídico ou intercelular é uma substância extracelular que assegura a coesão das células no seio de um tecido.

Colagénio

Sintetizado naturalmente por determinadas células do organismo (fibroblastos da pele), o colagénio confere resistência, elasticidade e suavidade à pele. Ao nível dos cabelos, uma película de colagénio envolve e protege o folículo piloso.

Córtex

Parte principal e central da fibra capilar, protegida pela cutícula.

Cutícula

Parte externa protectora da fibra capilar.

Folículo piloso

Localizado 4 mm abaixo do couro cabeludo, é a fábrica de produção do cabelo. O folículo piloso contém, em anexo, a glândula sebácea.

Micro-circulação

Conjunto de pequenos vasos sanguíneos e linfáticos, dentro dos quais se efectuam as trocas extracelulares gasosas e líquidas.

Fototricograma

Técnica de avaliação do estado do cabelo que consiste em cortar o cabelo de 1cm² do couro cabeludo e fotografar esta zona logo após o corte de cabelo e, de novo, 2 dias depois.

Rastreio / Screening

Modo biológico de identificação de novas moléculas com uma acção correspondente com uma função sob investigação. Esta técnica de elevado débito permite testar vários milhares de moléculas por dia. É a primeira etapa de um processo de descoberta de novos activos.

Vértex

Topo do crânio.