Notificação de Newsletter

Quero manter-me informado/a de todas as novidades da marca

  • research
  • Points de vente
  • newsletter
  • My Skin

Skin life blog

As 4 principais fases do sono para uma pele ideal

Avec

Pascale MoraPascale MoraEncarregado das comunicações científicas da Vichy

Qual o segredo de uma pele ideal ao acordar? Ao seguirem pistas reveladas pela cronobiologia e pelos ciclos biológicos, os cientistas ficaram a conhecer o horário noturno da pele e demonstraram a importância de se dormir profundamente para cuidar melhor da pele.

Cuide da sua pele através de um sono recuperador

A mudança entre o dia e a noite regula naturalmente o relógio interno responsável pelo ritmo cronobiológico de cada um.. Em média, os ciclos biológicos da pele duram 24h, denominando-se ritmos circadianos.. Durante o dia, a pele defende-se das agressões ambientais, tais como o vento, sol, frio, ou mesmo a poluição, e à noite, regenera-se, para se preparar para o dia seguinte. Um sono de má qualidade ou irregular,  pode interferir com o equilíbrio dos ritmos circadianos e, consequentemente, afetar a qualidade da pele, resultando em traços pouco definidos, tez baça e vermelhidão mais visível.

4 mecanismos de regeneração da pele que afetam a sua qualidade e aspeto ao acordar

Todos estes 4 mecanismos naturais têm o seu pico de actividade durante a noite:

1. Renovação celular para uma pele com um aspeto rejuvenescido e radiante
Os estudos demonstraram que o número de divisões celulares atinge o seu valor máximo entre a meia-noite e 1 da manhã, e o valor mínimo entre o meio-dia e 13h . Esta observação confirma confirma que a regeneração celular é muito maior durante a noite do que durante o dia.

2. Favorecimento da microcirculação para um “impulso” de energia
O fluxo sanguíneo da pele alcança o seu máximo entre as 23h e as 4h da manhã. Este aumento da circulação sanguínea durante a noite deve-se ao nível máximo de trocas entre as células cutâneas, permitindo tanto o fornecimento de nutrientes como a eliminação de toxinas.

3. Descamação potenciada para uma tez radiante!
A camada mais superficial da epiderme é constituída por células mortas.  Ao fim de um ciclo de quatro a seis semanas, as células mortas são eliminadas da superfície da pele na forma de escamas. Os estudos revelam que esta descamação regista valores máximos entre as 19h e as 23h.Uma atividade intensa durante a noite, para um rosto radiante durante o dia!

4. Barreira protetora reparada para uma pele suave e apaziguada
Esta intensa renovação celular noturna aumenta a permeabilidade da barreira cutânea.

Resultado: a pele desidrata. Esta perda de água que favorece a eliminação  de toxinas, aumenta e atinge um pico entre as 23h e as 4h da manhã.  Para que a pele se possa reorganizar e restaurar a sua função barreira, acelera, em paralelo, os fenómenos de diferenciação celular, microcirculação e descamação.

Durma bem!
Mas se porventura isso não acontecer, lembre-se que existem à sua disposição propostas cosméticas com eficácia cientificamente comprovada na recriação dos efeitos visíveis de um sono de qualidade na sua pele.

Soluções Vichy